Etiqueta Japonesa

Chinelos e Sapatos

Você tira seu sapato quando entra em casa?Na certa não.Muitas vezes é até porque sua mãe não deixa dizendo “Você vai ficar doente”.
E quando você visita alguém?Quando entra na casa você tira seu sapato?Existem pessoas que sim.Eu particularmente tiro,é um costume que aprendi com minha família.Acho que é uma questão de educação.

E no Japão como é?

Ao entrar numa casa japonesa, você deve tirar os sapatos e deixá-los na entrada (chamada "genkan").Se não quiser ficar descalço, pode calçar uns chinelos próprios para serem usados dentro de casa (que são chamados de "suripa" ). Ao se entrar em um cômodo coberto com tatamis ( forração de palha prensada coberta com uma esteira de palha de arroz), se tira os chinelos e deixa-os no corredor.

Quartos

Para dormir, as pessoas usam edredons (futon), colocados no chão do cômodo que pode ser usado como sala ou quarto. De manhã, são recolhidos, dobrados e colocados no armário.
Sala de jantar ou sala de estar

Geralmente é usada uma mesa baixa, com almofadas (zabuton) para se sentar, de joelhos, mas poderá esticar as pernas também, embaixo da mesa. Hoje já são bem usadas mesas e cadeiras no estilo ocidental, particularmente nas cidades maiores.(Tóquio)

Banheiro

Na maior parte das casas a área sanitária é separada da área de banho. Na área sanitária encontram-se muitas vezes, principalmente nos prédios mais antigos, bacias turcas (sanitário para uso agachado) ao invés de vasos sanitários. A área de banho geralmente tem uma banheira japonesa para banhos quentes de imersão chamadas de ofurô, além de um chuveiro com ducha.

Deve-se lavar o corpo antes de se entrar na banheira, pois a mesma somente tem a finalidade de banho de imersão para relaxamento, pois a água não é trocada cada vez que é utilizada, sendo usada pela próxima pessoa a se banhar. (P.S.:Eu acho nojento Ç.Ç)

Na mesa

Ao início da refeição, se diz "itadakimasu" (equivalente ao nosso "bom apetite") e ao terminar dizem “Gochisou sama deshita" (pronuncie gotissô sama deshitá),

Normalmente não se usa talheres ocidentais, preferindo-se os pauzinhos (hashi). A tigela de arroz é colocada à esquerda e a de sopa à direita do comensal. Os hashi são colocados em frente a elas, na horizontal.

Deve-se segurar o hashi com a mão direita. Como se come segurando as tigelas de arroz ou sopa, se usa a mão esquerda para esta finalidade. É costume beber a sopa diretamente da tigela auxiliando com o hashi para comer as partes sólidas da mesma.
Para pratos coletivos, haverá talheres ou hashi para cada prato.

Em pausas, deverá se deixar o hashi em cima da tigela na horizontal ou sobre okibashi (descanso de hashi). Não se deve deixá-los cruzados ou espetados.

Passar a comida de Hashi em Hashi para outra(s) pessoa(s), pode não ter um significado muito bom. De acordo com a tradição japonesa, em um funeral, após o corpo ter sido cremado, os parentes recolhem e passam para os outros os ossos do ente querido de Hashi em Hashi.

Diferentemente dos ocidentais, os japoneses quando tomam sopa, costumam fazer ruídos de sucção, como demonstração de polidez à mesa.

Em restaurantes, antes de se servir, é oferecido um oshibori (toalhinha úmida quente para limpar as mãos). É falta de polidez limpar outras partes além da mão como o rosto ou o pescoço.

Nenhum comentário: